quarta-feira, 18 de março de 2020

Mensagem de Swami Chetanananda sobre o COVID-19

Mensagem de Swami Chetanananda: Vedanta Society of  St. Louis (EUA)
Sobre o COVID-19

Devotos e Amigos,

Nós estamos realmente passando por uma crise global. Em toda a minha vida, nunca passei por uma situação horrível como essa. Não devemos nos entregar ao pânico ou ficar com o coração tomado de medo. Por favor, lembrem-se de que um tornado ou furacão não duram o tempo todo, eles vêm e vão. Esse terrível coronavírus uma hora ou outra vai passar. Cientistas do mundo todo estão trabalhando dia e noite para inventar uma vacina para esse vírus mortal, para o bem da humanidade. Quando leio as notícias da China, do Irã, da Itália, dos Estados Unidos, observo como os seres humanos estão desamparados. O governo, o dinheiro, os médicos, ninguém pode salvar nossas vidas.

Precisamos ser corajosos e ter paciência. Usem o bom senso com relação à higiene física. Evitem contato com o público e mantenham uma distância social ativa. Sigam as diretrizes das cidades e dos governos. A maioria de nós está agora preso em casa. Portanto, coma menos, pois não estamos fazendo muitas atividades físicas. Faça o seu trabalho regular a partir de sua casa, tanto quanto possível. Caminhem e façam algum exercício físico. Estudem e pratiquem mais disciplinas espirituais, e, ao mesmo tempo, orem ao Senhor com todo o coração: “Possam todos ser felizes. Possam todos estar livres de doenças. Possam todos realizar o que é bom. Que ninguém esteja sujeito ao sofrimento.” Algumas vezes, descobrimos que o bem surge daquilo que é mal. Talvez o Ser Supremo queira frear nossas tendências mundanas por um tempo, e voltar nossas mentes para dentro de nós mesmos, de forma que possamos ter tempo para introspecção e para focar na verdadeira meta de nossas vidas.

Há uma bonita passagem da Vedanta: “Aquilo que não vai acontecer não vai acontecer. Aquilo que vai acontecer vai acontecer. – Esse conhecimento destrói o veneno da ansiedade e erradica toda ilusão.”



Em maio de 1898, durante uma epidemia em Calcutá, Swami Vivekananda escreveu uma Declaração Pública. Em parte, ele disse:


1 - Por favor, não entre em pânico devido ao medo infundado. Dependa de Deus e calmamente tente encontrar a melhor maneira de resolver o problema.
2 - Sempre mantenha a casa e seus arredores, os quartos, as roupas, a cama, etc, limpos.
3 - Não ingira alimentos passados e pesados; coma alimentos frescos e nutritivos. Um corpo fraco está mais suscetível a doenças.
4 - Sempre mantenha a mente alegre. Todas as pessoas vão morrer um dia. Os covardes sofrem as dores da morte continuamente, por causa do medo em suas mentes.
5 - Não dê nenhuma atenção a rumores e boatos.

Não percam a fé, nós veremos a luz.

Swami Chetanananda
Vedanta Society of St. Louis
17 de Março 17 de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe: