quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Educação é a Manifestação da Perfeição já Existente no Homem

"... O conhecimento é inerente no homem, nenhum conhecimento vem de fora, ele está todo dentro de nós. O que dizemos que um homem sabe deve, na linguagem estritamente psicológica, ser o que ele descobre ou desvela. O que um homem aprende é na realidade o que ele descobre ao tirar o véu de sua própria alma, que é uma mina de infinito conhecimento. Dizemos que Newton descobriu a gravitação. Estava ele sentado num canto, esperando por isso? Não, estava em sua mente; chegou o momento devido e ele fez a descoberta. Todo conhecimento que o mundo já recebeu vem da mente; a biblioteca infinita do universo está em nossa própria mente. O mundo exterior é apenas a sugestão, a ocasião, que nos leva a estudar nossa própria mente.

Todo conhecimento, por conseguinte, seja ele secular ou espiritual, encontra-se na mente humana. Em muitos casos, ele não é descoberto, permanece oculto, e quando o véu que o cobre vai sendo lentamente erguido, dizemos que “estamos aprendendo”, e o avanço do conhecimento se dá conforme o avanço desse processo de descobrimento.

O homem no qual esse véu está sendo levantado é que tem mais conhecimento; o homem no qual esse véu continua imóvel, é ignorante; e aquele cujo véu foi totalmente retirado é onisciente, e tudo sabe. Como o fogo existe num pedaço madeira, o conhecimento existe na mente; sugestão é a fricção que o traz para a superfície. Todo conhecimento e todo poder estão no interior. O que chamamos de poderes, segredos da Natureza e força estão interiorizados. Todo conhecimento provém da alma humana. O homem quando manifesta o conhecimento, descobre-o dentro de si, que é pré-existente, ao longo da eternidade..."
---
Texto do livro “EDUCAÇÃO” de Swami Vivekananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe: