sábado, 19 de outubro de 2019

AUTOCONHECIMENTO e SUA MENTE - palestras com Sw Nirmalatmananda

Palestrante: Swami Nirmalatmananda, presidente da Ordem Ramakrishna no Brasil

AUTOCONHECIMENTO, a ferramenta poderosa
Sábado: 19/outubro/2019 - às 17h30

Conhecimento é a fonte de todo poder em qualquer campo. Existem diferentes tipos de conhecimento: sobre as leis que governam o mundo, a medicina, astronomia, etc. Há também diferentes maneiras de se obter conhecimento, como a experiência direta, a inferência e a razão. Contudo, entre todos os tipos de conhecimento, há aquele que é considerado o mais elevado, pois a sua obtenção traz um efeito muito forte e duradouro: o conhecimento do Ser Supremo, ou o conhecimento da nossa verdadeira natureza. O resultado de tal conhecimento é a paz, a libertação do sofrimento, do medo e da dúvida. 

Lao Tsé costumava dizer: “Aquele que conhece os outros e as outras coisas é inteligente; mas quem conhece a si mesmo é verdadeiramente iluminado”. Esse poderoso instrumento que é o conhecimento do Ser será o assunto da palestra de sábado.
-------------- ------------- ------------ ------------- ----------- ----------- -----------

Domingo: 20/outubro/2019 às 17h30
SUA MENTE: Sua Melhor Amiga

No semestre passado, demos continuidade a uma série de palestras com o importante tema “A Sabedoria do Bhagavad-Gita - Como tornar sua mente uma boa amiga”. Como foi dito anteriormente, a mente é extremamente sutil e tem enorme capacidade de agir sobre o corpo e objetos, além de ser difícil de ser controlada. 

Nossa falta de conhecimento sobre as características da mente e as causas de sua inquietude, de seus altos e baixos, traz-nos grande sofrimento, confusão, e nos leva a tomar decisões baseadas na fraqueza. Às vezes, o melhor caminho está claro em nossa mente, mas não temos força para agir. A transformação da mente não ocorre da noite para o dia: é um processo firme, consistente e paciente de educá-la cada vez mais. Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas com esse propósito. Esse será o assunto da palestra.


As palestras serão seguidas de Arati, meditação e lanche colaborativo. 
São abertas ao público e gratuitas. Todos são bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe: