quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O conceito hindu de imortalidade


“A alma do homem é parte de uma Existência infinita que conecta o passado, o presente e o futuro, e transcende tanto o tempo quanto o espaço.” Swami Yatiswarananda (1889-1966) 


"Este Ser não pode ser visto através dos olhos físicos, pois ele não é dotado de forma física. Mas pode ser realizado nas profundezas do coração purificado. Aquele que O conhece se torna imortal." Kaṭha Upaniṣad, 2.3.9

"Cada alma tem que vivenciar estes ciclos de nascimentos e mortes até que se dê conta de que sua natureza real é a consciência suprema, imutável, luminosa – o Ātman. O Ser real ou o Ātman nem nasce nem perece. Isto é o que Śrī Kṛṣṇa diz no Bhagavad Gītā 2.20 (ver também Kaṭha Upaniṣad, 1.2.18), Ajo nityahśāśvato-ayam purāṇo... (Este Ser é inato, eterno, imortal, e embora ancestral, é sempre novo). De acordo com a Vedānta, é ajnāna ou ignorância primordial que cria a noção de escravidão para o Ātman que é intrinsecamente eterno e livre.
___
Swami Yatiswarananda foi monge sênior e ex-Vice-Presidente da Ramakrishna Math. Além do trabalho pioneiro na divulgação Vedanta na Europa e ensino de Vedanta nos EUA (Philadelphia), serviu como o presidente do Sri Ramakrishna Ashrama em Bombaim, Madras e Bangalore.
Conhecido pelo nome pré-monástico de Suresh Chandra premonastic Bhattacharya, foi iniciado por Swami Brahmananda (o grande discípulo direto de Sri Ramakrishna), e foi amplamente respeitado por suas altas realizações espirituais, discernimento e sabedoria. Defendeu e viveu uma vida espiritual harmonizada com a meditação como a via principal e amor e serviço como a melodia principal. Ele era uma fonte de inspiração não só para os seus discípulos monásticos e leigos, mas também para um grande número de outras pessoas na Índia e no exterior, a quem ele se tornou querido por seu amor altruísta e por sua maneira graciosa de ser. É autor do livro: Meditation and Spiritual Life, um dos livros que estudamos, com base nas escrituras hindus e nos ensinamentos de Sri Ramakrishna, Sarada Devi e Swami Vivekananda.

___
Imagem: Afresco de Michelangelo Buonarotti - A Criação de Adão
Data: 1508-1512 - Dimensões: 280 cm × 570 cm - Localização: teto da Capela Sistina, Roma
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Criação_de_Adão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe: