quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo! Feliz dia de Ramakrishna Kalpataru!

O dia primeiro de janeiro, além de ser o dia de “Ano Novo”, tem um significado especial para os devotos de Sri Ramakrishna. Nesse dia é que o Mestre revelou-se ao mundo e manifestou toda a sua grandeza espiritual. A partir dessa data ele passou a ser chamado popularmente de Kalpataru (a árvore que satisfaz todos os desejos).

Ao se pesquisar sobre o acontecimento, soube-se que os devotos que foram abençoados pelo Mestre naquele dia tiveram maravilhosas experiências e visões espirituais. Alguns deles sentiram-se bem-aventurados com uma espécie de ascensão divina, outros sentiram-se abençoados com o despertar de kundalini (energia vital), outros ainda tiveram visões extáticas de seus ideais espirituais e alguns viram Luz divina. Todas as experiências foram singulares e particulares, e embora tivessem sido diferentes em seu conteúdo, o sentimento de terem participado da extraordinária beatitude divina foi comum a todos eles. Como o Mestre havia concedido sua graça para cada um e para todos, alguns sentiram que ele havia revelado a si mesmo nesse dia como a árvore Kalpataru. Desse modo o dia primeiro de janeiro passou a ser conhecido como o "Dia de Kalpataru".

Năo se pode deixar de imaginar de que existe algum vínculo entre o dia de Ano Novo e o dia em que o Mestre revelou a sua natureza divina. O dia de Ano Novo é um dia de alegria, esperança e de muitas expectativas. Todo ser humano espera ter um novo ano feliz, próspero e pacífico.

Do ponto de vista espiritual, um Ano Novo que signifique uma nova vida, um novo nascimento espiritual, torna-se muito mais significativo porque deixa de ser um fenômeno temporário. Todos os nossos esforços espirituais inicialmente têm em vista apressar a chegada desse Ano Novo. Mas, para poder participar da celebraçăo desse Novo Ano, o ano velho com os seus antigos costumes e desejos tem que ser queimado pelo fogo do discernimento, desapego, oraçăo e devoçăo a Deus. Quando a mente estiver suficientemente pura, esse "Novo Ano" ocorre e, então, Ramakrishna Kalpataru se manifesta ao aspirante e lhe concede a graça divina. Abençoado e fortalecido com essa graça, o aspirante consegue superar os obstáculos sutis que ocorrem nos níveis mais elevados de sua vida espiritual. 

Dessa forma ele năo tem mais dificuldade para purificar sua mente dos desejos sutis e dos impulsos que ainda ali permanecem. Para o aspirante, assim abençoado, cada momento da sua vida se converte em um "Dia de Ano Novo", que o aproxima cada vez mais da perfeição e plenitude espiritual... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe: