terça-feira, 15 de novembro de 2011

Falando de Deus ou vivendo Deus?

“Falam os homens comuns de religião às toneladas, mas não praticam uma grama sequer da mesma. O sábio, em troca, fala pouco, conquanto sua vida  inteira seja religião expressa em ação.”

“Pensam muitos que o conhecimento de Deus só se pode obter mediante o estudo dos livros. Entretanto, melhor que ler é ouvir, e melhor que ouvir é ver e realizar. Ouvir a verdade dos lábios do preceptor causa mais impressão que a mera leitura dos livros; maior impressão, porém, produz o ver. Melhor que ler acerca de Benares é ouvir-lhe a descrição por conhecedor da mesma; mas, o melhor de tudo, é ver a Benares com nossos próprios olhos.”

Primeiro instala Deus no templo de teu coração. Depois de ver Deus, e não antes, poderá se dedicar, se quiser, às pregações e aos demais. Falam todos muito facilmente de Deus e de Brahman (Ser Supremo), mas apegam-se o tempo inteiro às coisas do mundo. A que se reduz tudo isto? É como tocar o búzio (sankha) convidando os fiéis para o culto, sem ter instalado a Deidade no templo.”

Ensinamentos de Sri Ramakrishna Paramahansa

Um comentário:

  1. Depois de ler alguns livros e decorar alguns pensamentos as pessoas falam como os papagaios, ou seja, sem ter realizado o que estão falando... Mas aquele que realmente está em busca da Verdade tem força quando fala, e Aquele que realizou-A tem a força Suprema, e seus ensinamentos permanece com frescor através dos tempos...
    Jay Ramakrishna

    ResponderExcluir

Compartilhe: