quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meditação

 "A meditação faz bem a todos, não importa qual seja a afiliação religiosa. Até mesmo um ateu pode encontrar a Verdade por meio dessa prática." 

 "A realização de Deus ou a experiência da Verdade Suprema é o mais elevado objetivo da meditação." Swami Bhaskarananda
"O que se busca na religião é conhecer Aquele que é o fundamento de todas as coisas e não o êxito mundano. Os hindus praticam a meditação com a finalidade de chegar a Deus, ao Supremo, ao Absoluto, à Verdade, à Realização Última que é a nossa própria essência. Depois de ler diferentes livros sobre diversas religiões, reconheci que, em todas elas, o ideal é sempre o mesmo. A meditação é uma técnica para transpor os limites da consciência natural e atingir estados mais elevados." Swami Ritajananda

 Mais informações sobre meditação.

"Yoga significa "unir" - isto é, unir a alma do homem à Alma suprema, ou Deus." 

"Pela prática sincera, camada após camada da mente desvenda-se diante de nós e cada uma delas nos revela novos fatos. (...) Não devemos nos deter pelo caminho... Deus é a meta."
Swami Vivekananda

Um comentário:

  1. SUGESTÕES PRÁTICAS SOBRE MEDITAÇÃO

    Swami Shuddananda: Qual é a real natureza da meditação?
    Swamiji (Vivekananda): Meditação é a focalização da mente num objeto. Se a mente consegue a concentração num objeto, ela pode se concentrar em qualquer outro objeto.
    Discípulo: As escrituras mencionam dois tipos de meditação — uma tendo algum objeto e a outra sem objeto. O que significa tudo isto e qual das duas é superior?
    Swamiji: Primeiramente, a prática da meditação deve ser feita sobre algum objeto diante da mente. Numa certa época eu costumava concentrar minha mente em algum ponto preto. No fim, durante aqueles dias, eu não conseguia mais ver o preto, nem notar que o ponto estava diante de mim — a mente não mais existia — nenhuma onda de pensamento aparecia, como se tudo fosse um oceano sem nenhuma lufada de ar. Naquele estado eu experimentava relances de uma verdade que ultrapassava os sentidos. Assim, penso que a prática da meditação mesmo com algum trivial objeto externo leva à concentração mental. Mas é verdade que a mente facilmente alcança a quietude quando a gente pratica a meditação com algo no qual nossa mente está mais apta para se fixar. Esta é a razão pela qual neste país (Índia) fazemos tanto culto a imagens de deuses e deusas. O real objetivo é colocar a mente sem funcionamento, mas isto não pode ser conseguido, a menos que alguém fique absorvido nalgum objeto.
    Discípulo: Mas, se a mente fica completamente absorta e identificada com algum objeto, como poderá nos dar a consciência de Brahman?
    Swamiji: Sim, embora a mente primeiro assuma a forma do objeto, mais tarde, a consciência do objeto se esvanece. Então, somente permanece a experiência desse estado. (VI. 486-87)

    ResponderExcluir

Compartilhe: